[Top 10] Os Dez Melhores Livros de 2016



Olá pessoas!
Este ano, como fiz em 2015, elenquei os dez melhores livros que li no ano. Claro, vale lembrar que não são livros lançados em 2016 e sim, livros que li este ano.

Tive o prazer de ler alguns autores novos mas como foi dito por Sandoval no fantástico O Segredo dos Seus Olhos

"As pessoas podem mudar tudo:
 de cara, de casa, de família, namorada, religião, de deus. 
Mas há uma coisa que não se pode mudar, Benjamin. 
Não se pode trocar de PAIXÃO!!!” 

Mesmo tentando diversificar a leitura, minhas preferências sobressaíram-se. Sendo assim, li muito terror (cof, cof, Stephen King) e é lógico que alguns livros do autor apareceram na lista dos melhores que li – para saber mais sobre meu ano literário, clique aqui .

No ano anterior não usei muito critério na hora de escolher os dez melhores. Este ano segui o mesmo exemplo. Basicamente, são livros que gostei, que continuaram comigo após o ponto final. Que deixaram um gostinho de quero mais. Entretanto, alguns deles estão na lista não somente por isso, mas também pelo seu valor histórico, dentro e fora da literatura e por que me instigaram a pensar muito sobre o tema proposto pelo autor.

Abaixo segue o link dos melhores que li no ano passado.


Os dez melhores livros de 2015

Bem, chega de lenga lenga e vamos aos escolhidos. 
obs.: para resenha completa dos livros é só clicar no link verde "Confira a resenha"


10ª  A Origem do Estado Islâmicode Patrick Cockburn
Confira a resenha
Um livro que trata sobre o surgimento de um dos maiores grupos terroristas não apenas sobre a ótica do extremismo religioso. O autor foca muito em questões políticas afirmando sem hesitação alguma que muitas potências – EUA, Arábia Saudita e outras – tiveram e tem um papel fundamental na criação e manutenção do grupo salientando ainda que, possivelmente, o cerne do grupo ocorreu no momento em as autoridades americanas decidiram colocar presos moderados com extremistas religiosas na prisão de Abu Ghraib criando um exército que não vê fronteiras para a criação de seu Califado. Apesar de controverso, o livro vale como um outro ponto de vista sobre o assunto.


09ª O Silêncio dos Inocentes, de Thomas Harris
O livro que serviu de base para um dos melhores filmes de suspense (de mesmo título) numa das interpretações mais marcantes de Anthony Hopkins, é fantástico. O leitor vai junto com a policial Clarice Starling tentando montar o quebra cabeça na tentativa de prender Bufalo Bill, um serial Killer que arranca a pele de suas vitímas. Claro, o antagonismo vivido por Hannibal Lecter é que torna tudo muito mais fascinante. Um livro recomendadíssimo pra quem gosta de um bom suspense.


08ª A Mulher do Viajante no Tempo, de Audrey Niffenegger 
Confira a resenha 
Fazia tempo que não lia uma história de amor que me cativasse. O romance entre Clare e Henry é um arquétipo daquele amor lúdico que está disposto a superar qualquer barreira - sendo a espera a maior delas - para que ambos possam, juntos, desfrutar desta dádiva que é o amor entre duas pessoas. Além disso, ainda há um componente de ficção cientifica com viagem no tempo e tudo que ela pode acarretar na vida de nossos personagens. É uma história linda e que não poderia ficar  fora deste Top 10.   

07ª Joyland, de Stephen King

Confira a resenha
Claro que na minha lista não faltaria Stephen King. Apesar deste não ser o favorito de muita gente, Joyland me conquistou pela simplicidade. Diferente daquilo que tornou o autor famoso, o terror, este livro carrega em si toda uma gama de sentimentos que não precisa do terror pra torna-lo maravilhoso. Sem contar que King consegue, como poucos, evocar dentro de nós aquele momento nostalgia. Algumas situações pela qual Devin Jones passa lembram momentos idos de nossa vida e faz com que tenhamos aquela saudade gostosa de um tempo que não volta mais e que fez muito para o caráter que temos hoje.

06ª Hamlet, de William Shakespeare 
Confira a resenha
Shakespeare paira sobre nossa mente como um dos mestres naquilo que fez. E se você não leu nada do autor e tem dúvidas com relação a isto, garanto-vos que não as tenha. Shakespeare consegue trazer à tona a natureza humana de forma ímpar. Em Hamlet, o autor  faz um retrato forte de  como algo pode nos consumir causando desdobramentos impactantes na vida de muitos à nossa volta, inclusive daqueles que amamos. Traição, vingança, amor, são todos temas muito bem explorados nessa verdadeira obra prima da literatura.

05ª O Pequeno Principede Antoine de Saint-Exupéry

O Pequeno Príncipe pode ser encarado como um livro para criança como também pode ser visto como um livro para adultos. A narrativa simples, direta e de fácil compreensão é um terreno rico para que nossos pequenos façam sua incursão no mundo mágico dos livros. Entretanto, essa mesma narrativa simples carrega uma profundidade imensa com pinceladas de reflexões que nos fazem refletir sobre o que fazemos e o que somos



04ª Deuses Americanosde Neil Gaiman
Li este livro num momento em que a preguiça se apoderou deste que vos escreve e acabei que não fiz a resenha, hahaha. Porém, não poderia deixar este livro de fora. Neil Gaiman tem o dom de usar assuntos mitológicos de forma magistral. Neste livro, ele abrange várias formas de mitologia pois desde que os moradores do velho mundo aportaram por essas bandas, eles trouxeram consigo seus deuses e suas crenças. Hoje, os novos deuses acabaram por suplantar os antigos e estes se vem num momento crucial que pode definir a existência deles, Um livro ótimo e que vale a pena ser lido.

03ª Novembro de 63de Stephen King
Confira a resenha
Sim, sim, mais um do mestre King na lista. À exemplo de Joyland, o terror não é o carro chefe da história. Acompanhamos Jake Epping em sua trajetória de volta ao passado pra tentar impedir o assassinato de JFK. Mas, como descobrimos, o passado não quer ser mudado o que torna a vida de Jake cheia de perigos. Mistério, história, viagens no tempo e uma história de amor marcante tornam este livro um dos melhores de King (vesh, controvérsia). Não se deixe enganar pelo fato de não ser o gênero que consagrou o autor e aproveite esta leitura. 

02ª Crime e Castigode Fiódor Dostoiévski

Este é daqueles livros que tentei ler uma vez e, por algum motivo sobrenatural acabei achando a leitura enfadonha e deixei o livro de lado. Tempos depois, peguei o livro novamente e me pergunto como pude abandonar esta preciosidade. Dostoiévski consegue imprimir todo o sofrimento que nosso personagem Raskólnikov tem de passar por conta de suas escolhas de uma forma ímpar. É como se estivéssemos dentro da cabeça do personagem e sentíssemos toda suas angústias e medos. Se você gosta de ler (e escrever) é quase uma obrigação ler este livro. Um dos mais bem escritos que já li.

01ª Sapiens - Uma breve história da Humanidade, de Yuval Noah Harari
O livro que mais gostei este ano é um verdadeiro tesouro. Surfando entre historia, biologia, filosofia, economia e mais algumas áreas, Harari faz um traçado da história do homem primitivo até os dias atuais. Aqui, vemos quais processos evolutivos moldaram nossa forma de pensar, agir e se organizar culminando no grande conglomerado de civilizações que há hoje. Ainda arrisca um palpite de como tudo isso, que passamos através da história, pode indicar pra onde vamos como espécie. Um livro que te faz pensar de uma forma diferente e muito criativa. Merece o lugar mais alto neste pódio.

Claro, esta é uma lista pessoal e vocês podem (devem discordar). É muito complicado fazer uma lista destas, há sempre aqueles livros que por este ou aquele detalhe ficaram de fora e, provavelmente, se daqui alguns dias fosse refazer a lista, teria algumas mudanças  - claro, nada de absurdo.

Espero que 2017 seja repleto de boas leituras e que tenhamos um ano bom e cheio de paz.

Boa leitura.

5 COMENTÁRIOS

Novembro de 63 é meu livro preferido de todos que já li até hoje. Joyland achei muito bom, e Silêncio dos Inocentes, A mulher do viajante no tempo e Deuses americanos, estão esperando na minha estante para serem lidos.

Este comentário foi removido pelo autor.

Olá Ricardo!!
Finalmente dando uma passada aqui no seu blog!

Que bacana ver que você faz resenhas de filmes menos conhecidos, vou dar uma olhada em suas indicações.
E parabéns pelas leituras de 2016! O silêncio dos inocentes tem um título bem instigante, tenho vontade de ler. Do Stephen só li Carrie, mas sou louca pra ler outros dele também. Adoro terror, tanto em livros quanto em filmes. Esse ano vou tentar consumir mais coisas nesse gênero (ano passado tinha o plano de ler mais Allan Poe e falhei feio :/

Abraços

Bem vinda por aqui.
Pois então, eu tinha a ideia de fazer resenha de todos os filmes que eu assisti. Porém, como vc bem lembrou, nem sempre da tempo, então, faço daqueles que assisto e não são muito conhecidos.

Leia "O Silêncio dos Inocentes" que você não irá se arrepender e, aproveite e leia os outros dois da série (Dragão Vermelho e Hannibal), são ótimos.

Stephen King é o responsável (o principal responsável) por amar livros. Assim que puder, leia o que você achar do autor não irá se arrepender.

Quanto a Poe, confesso que nunca li nada do autor. Espero que este ano isso mude.

Abraços.

Realmente, Novembro de 63 é um dos melhores livros que já. Tenho certeza que você irá gostar desses três livros. São ótimos.
Abraços.


EmoticonEmoticon