[CRÍTICA] filme, Life In A Day


Imagine a bagunça que é, reunir vários vídeos - curtos, de média duração e longos - sobre o cotidiano das pessoas e colocá-los todos em um só. Pense na bagunça que não seria, certo? Pois bem, foi isso que uma equipe de 16 diretores - encabeçados por Ridley Scott (Alien, Gladiador, Perdido em Marte) e  Kevin Macdonald (O Último Rei da Escócia) -  resolveu fazer no ano de 2010. Mais precisamente no dia 24 de julho. A equipe pediu que pessoas de todas às partes do mundo enviassem vídeos delas mostrando seu cotidiano no dia referido pra montagem desse documentário - leia-se, obra de arte.

A mobilização foi fantástica. A Equipe recebeu mais de 80 mil vídeos de mais de 180 países. Um ano depois todo esse material reunido é a apresentado com o título "Life In A Day". Com uma montagem perfeita, A Vida Em Um Dia (titulo em português) consegue mostrar o cotidiano das pessoas desde o amanhecer até o final do dia. As situações mostradas são as mais diversas, desde as comuns que todos experimentamos, como escovar os dentes ou comer - até as mais íntimas  - como de pais solteiros cuidando dos filhos sem abandonar a memória da mãe que se foi, pessoas se recuperando de cirurgias e ainda, aventureiros que cruzam o mundo de bicicleta.

Aproveitando de nossa vontade de se expor junto às mídias sociais, os produtores e diretores conseguiram captar o que de mais forte há na das pessoas: o cotidiano. Ao menos em uma meia dúzia de situações você irá se identificar o que torna tudo mais próximo e, em muitas, a emoção transmitida é bem forte. Apesar de ser feito em várias idiomas, é possível vê-lo no YouTube com legendas em português. Mas não são as falas que emocionam, são as imagens, os sons, os gestos, os olhares, os sorrisos, os barulhos, tudo feito de forma à evocar um sentimento de imersão na ideia transmitida sem cair na armadilha de parecer apelativo. (Em algumas cenas tive de segurar o nó na gargante).

Não bastasse isso, é possível ter um olhar um pouco mais crítico em ver as diferenças sociais pelas quais somos rodeados - aqui e no mundo. 

É belo ver quando pessoas, raças, etnias, e credos distintos se harmonizam em um único vórtice pra salientar que, antes de qualquer coisa, somos humanos em busca de uma vida boa e nada mais forte que o nosso dia a dia pra tentar reproduzir o que somos.

Não deixem de assistir.




EmoticonEmoticon