Balanço das Leituras (até aqui!)


Mês de junho chegou, e fiquei pensando em fazer um balanço de minhas leituras até aqui. Dizem que é bom dar uma avaliada naquilo que se está fazendo, então, vamos lá.

Pois bem. Metade do que havia previsto não aconteceu, haha. Havia me proposto a leitura de grandes clássicos da literatura ao início de cada mês (para saber mais clique aqui). Geminiano que sou, manter um projeto por muito tempo é difícil, beirando o impossível. Daquela lista, até agora, li apenas um - Crime e Castigo - que por sinal é um dos melhores livros que já li.

Outros quatro estão com a leitura em andamento (dois quase finalizados e os outros em princípio de leitura). Pouco provável que leia os 13 propostos até o fim do ano. Acostumado a ler livros mais "fáceis", superestimei meus dotes.

De início, não teria metas de leitura a serem alcançadas, até porque, "não tenho meta, mas quando alcançar a meta, dobrarei a meta". Mas, achei de bom grado propor uma meta no número de livros a serem lidos. Nada que fosse obrigatório, apenas algo pra manter o foco. Depois de analisar dados, consultar os matemáticos, astrólogos, signos e um Pai de Santo, cheguei ao resultado de 50 livros. 


Havia lido 53 livros ano passado então, não foi uma meta absurda. Bem, até agora li 17. Pra alcançar os 50 desejados teria que ler com pouco mais de assiduidade - o que dificilmente acontecerá. Provável que leia algo em torno de 35, o que, apesar de não ser o que pretendia, é uma ótima média, haja vista que no Brasil a média de leitura de nossos cidadãos seja de 2,54 livros por ano (para saber mais sobre a média de leitura do brasileiro clique Aqui )

Por sorte, com exceção de um, que inclusive abandonei a leitura, todos os livros até agora foram muito bons. Destaco quatro: o já citado Crime e Castigo, A Mulher do Viajante no Tempo, Novembro de 63 e Manson, A Biografia (para ler a resenha dos livros, basta clicar nos nomes).

É pouco provável que algum destes livros não esteja entre as melhores leituras de 2016.

Pra fechar este lenga-lenga, cito os livros que estão com o desbravamento em andamento: A Letra Escarlate, O Lobo da Estepe, Don Quixote, Hamlet, Em Busca de Sentido e A Soma de Todos os Medos. 

Espero que o reso do ano me reserve ótimas leituras também, assim com desejo o mesmo pra vocês que também gostam de ler.   

2 COMENTÁRIOS

Novembro de 63 por enquanto é meu livro preferido ! Além de eu gostar muito do tema de viagem no tempo, o King soube explorar o assunto de uma maneira incrivelmente única !

E aí Maurilei, beleza? Desculpe a demora na resposta. Cara, o livro é realmente fantástico. King soube explorar de forma muito meticulosa os temas abordados.

Hein, porque parou com blog? Não pare não homem. Volte, volte...

Abraços.


EmoticonEmoticon