TOP 10: OS DEZ MELHORES LIVROS DE 2015





Hoje, meus intrépidos leitores, gostaria de vos apresentar os dez livros que eu julguei, serem os melhores que eu li durante o ano. Não foi uma tarefa das mais fáceis. Apesar de não ter lido tanto quanto gostaria, consegui fechar 2015 com 53 leituras concluídas - minha meta inicial eram 60 livros.

Mas, independente da quantidade, este ano li muito livros bons, descobri alguns autores e outros, finalmente me dignifiquei a ler. Não por acaso que os três primeiros são autores, até então, inéditos pra mim.

Claro, toda a lista é polêmica e muitos descordam. É natural e esperado. Coloquei aqui, como os melhores que li este ano (2015), livros que: são muito bem escritos; me tocaram de uma forma especial; tinham uma mensagem muito forte; ou simplesmente me divertiu.

Antes de colocar os 10+, devo citar que Doutor Sono, Extraordinário, Histórias Íntimas, Era uma vez um Tirano e O Aliciador não entraram por detalhes. Se fosse refazer esta lista nos próximos dias, seria provável que alguns deles estive presente.

Enfim, chega de lenga-lenga e vamos aos vencedores.  



10º  eu sou o mensageiro de Markus Zusak

Confira a resenha 
Antes de conquistar o mundo com o excelente "A Menina Que Roubava Livros", Zusak já havia nos brindado com essa história fantástica. Com uma escrita leve e divertida, é um livro indicado para qualquer um. O personagem Ed. Kennedy traz consigo a mensagem que, independente dos nossos valores e razões, é sempre possível ser melhor. Estender a mão para alguém que necessita, às vezes, não precisa de muito, só umas poucas luzes natalinas. Após a leitura, me deparei analisando o quanto tenho sido gentil. O quanto norteio minhas atitudes pensando no bem daqueles que me cercam ou, se só faço algo quando tenho alguma vantagem direta. Livro fantástico. 


 Sob a Redoma de Stpehen King 

Confira a resenha
Apesar de King ser conhecido mais por seus livros de terror, ele também manda muito bem quando aventura-se por outros gêneros. Nesta ficção cientifica não foi diferente. Uma trama bem elaborada que você não sabe pra onde o autor quer te levar. Muitos personagens você odeia, outros poucos quer salvar e, ainda, há alguns que você fica em dúvida sobre o que pensar. Como sempre, King usa de todo seu talento pra descrever os personagens não poupando tinta pra mostrar o quanto a maldade do ser humano pode chegar a níveis hediondos. Só é preciso que alguma coisa mude para que as pessoas se revelem. Mas King também nos mostra que esses mesmos eventos que trouxeram à tona o pior de alguns, pode fazer surgir o lado bom em outros. 


Os Mortos Vivos de Peter Straub.

Confira a resenha
Este foi um dos autores que só vim a ler este ano. Muito conhecido aqui no Brasil por suas parcerias com Stephen King, Straub consegue cativar e assustar seus leitores. Apesar de uma exploração muito forte da psique dos personagens e dos cenários, é no enredo que se encontra o grande trunfo deste livro. O leitor fica meio no escuro torcendo pelos personagens, apesar de alguns deles apresentarem comportamentos um tanto quanto diferentes. Straub consegue assustar de forma ímpar e, mesmo assim, é impossível abandonar a leitura. Por isso consta aqui neste Top 10. 



Gen - Pés Descalços de Keiji Nakasawa

Confira a resenha 
Neste brilhante mangá, temos uma das melhores reconstituições do que aconteceu com Hiroshima após a cidade ser destroçada pela bomba atômica (litle boy). O autor do mangá, que foi vítima da bomba, faz dessa quase autobiografia, um retrato visceral sobre o antes, durante e o pós litle boy. Os traços suaves misturados a um enredo brilhante, fizeram com que me emocionasse muito. Além de servir como um verdadeiro lembrete/alerta sobre os danos que uma arma dessas causa, o mangá faz questão de mostrar que num cenário de guerra, todos os governos tem culpa nos infortúnios de seu povo.



Chistine de Stephen King

Confira a resenha  
Gente, eu juro que tentei não repetir autores, mas não deu. Tenho um fascínio pelos livros de King que costumo dizer que se ele escrevesse bula de medicamentos, eu leria. Suas histórias e, o mais importante, seus personagens dissecados até o máximo, fazem dele o autor que mais tenho admiração. O jeito que ele trabalha os personagens em situações extremas, mostra que, às vezes, qualquer um pode ser o vilão.  Em Christine, King mostra que um mal adormecido pode esperar um longo tempo pra vir à tona. Só precisa que a pessoa certa apareça. E como em muitas outras histórias de King, nem sempre há um final feliz pra todos. 



Os Três Mosqueteiros de Alexandre Dumas  

Confira a resenha 
Alexandre Dumas é um dos grandes escritores que já passou por este pálido ponto azul. Neste livro, o autor usa todo seu talento pra mostrar que, ainda que muitas coisas estejam em jogo, é sempre nos amigos que nossas maiores esperanças devem ser depositadas. Uma trama envolvente, vocabulário rico, personagens bem descritos, um cenário europeu detalhado e bem aproveitado tornam deste, um dos grandes livros destes últimos séculos. 


O Exorcista de William Peter Blaty

Confira a resenha
Cara, aí  se encontra uma história que me deu medo. Tenho o hábito de ler de noite antes de dormir. Em alguns momentos era obrigado a dar pause na leitura e dar uma respirada. É tudo tão apavorante que vezes incontáveis, tive a impressão de que alguém (ou algo) no quarto me espreitava na penumbra. Mesmo com todo esse sufoco, a história da menina possivelmente possuída é muito bem escrita e abordada. Não tem como deixá-la de lado. Os "cagaços" que senti vendo o filme, nem se comparam aos que tive lendo o livro. Leiam que não irão se arrepender. Claro, se tiverem coragem. 


CHEGOU O MOMENTO DOS TOP 3


A Hora da Estrela de Clarice Lispector 

Confira a resenha
Uma das melhores escritoras brasileiras (apesar de ter nascido na Ucrânia), Clarice tem um jeito muito íntimo de escrever. É como se ela olhasse pra dentro de uma pessoa e conseguisse enxergar seu fundo mais íntimo e traduzir em palavras. Nesta obra fantástica, vemos como alguém, por crer que não "merece" algo melhor, se contenta com o que tem e até acha-se afortunada com sua miséria e quando tem um alento de esperança, acaba descobrindo que sua hora da estrela, é diferente daquilo que houve no rádio. 


A Lista Negra  Jennifer Brown

Confira a resenha
Escola, bullyng, armas, massacre. Esses são os componentes dessa história. A autora não tenta amenizar as coisas pra tornar tudo mais digerível.  Está tudo ali. Todo sofrimento que alguém passa porque é diferente, porque não se enquadra no "padrão", está ali. Vemos como as coisas são difíceis pra quem vive essa situação e que as consequências podem ser nefastas. E o recomeço pra quem fica não é nada simples. Até porque, pra alguns, ainda não terminou. Uma história, trágica, triste e claustrofóbica que deveria ser leitura obrigatória pra todos nós.     


1º "V" de Vingança de Alan Moore e David LLoyd

Confira a resenha 
Sim, sim meus caros, o grande vencedor do ano é uma história em quadrinho. Apesar de que alguns não considerarem este gênero literatura, muito coisa boa e de relevância já foi feito. Comecei a ler Alan Moore apenas este ano e já sou um grande fã do bruxo. Nesta HQ ele nos brinda com algo fantástico. Um homem, fruto direto das maquinações do sistema, decide mostrar  que não há nada mais forte que um povo unido em torno de uma ideia; que os governos, e toda forma de poder opressor e massificado, só são possíveis graças a apatia das massas que vê tudo acontecendo mas prefere fingir que está tudo bem e assistir a um bom programa de auditório; que um povo com medo deixa-se levar por qualquer um que mostre uma solução; que "igualdade, justiça e liberdade são mais que palavras, são perspectivas". Uma história perfeita que nos mostra que o nosso futuro e das próximas gerações, antes de depender dos nosso governantes, depende daquilo que os deixamos fazer.


Esta foi a minha lista. Claro que não preciso nem dizer (mas já dizendo), são todos livros mais que recomendados. 2015 foi um ano de boas leituras e espero que 2016 também o seja.

Ótimas leituras pra vocês neste ano.

2 COMENTÁRIOS

Excelente lista Ricardo. Destes li Sob A Redoma, Os Mortos Vivos, Christine e O Exorcista, e com toda certeza merecem estar em uma lista de melhores do ano !

Vlw parceiro. É difícil fazer uma lista com os melhores do ano. Agora, vendo-a novamente, já mudaria algumas posições, hahah.
Abraços!


EmoticonEmoticon