[LAPSOS] são possibilidades



Alguém que foi muito próximo a mim me perguntou a Éons atrás o seguinte: “Ricardo, você que é Ateu, o que é um erro, o que pensa sobre religião. Acha que é tudo mentira?”

Na época (isso faz uns dez anos) não soube responder a pergunta de forma satisfatória. Apesar de naquela época, ser um pseudoateu, alguns fenômenos me deixavam com uma sensação de que havia algo além de tudo isso. Na época estudei muito sobre o tema, mas ainda assim não cheguei à conclusão nenhuma.

Quando ingressei na faculdade, os conceitos de Big-bang mostraram uma luz sobre isso, respondendo, em partes, minhas perguntas. Mas ainda assim, algumas lacunas permaneciam na minha mente (algumas permanecem até hoje!). Porém, conforme foi passando o tempo, fui me dando conta de muitas coisas que, até então, minha mente restrita se negava a enxergar. E isso lançou uma faísca nessa penumbra. Hoje se perguntassem novamente começaria indicando um erro no pressuposto da pergunta. Não sou pseudo ateu. Na verdade (gente, isso é minha visão pessoal e quem achar que estou errado, tem total liberdade para pensar assim) acredito piamente que Ciência e Religião são faces da mesma coisa. A melhor definição que encontro pra explicar esse meu pensamento visualmente paradoxal é um conceito da física quântica: “Vivemos num mundo de possibilidades”.

Não acredito que alguma teoria ou religião esteja completamente certa ou totalmente errada. Acho que são na verdade linhas de teias que se conectam e formam esse todo. Acredito que essas várias facetas não são nada, mas podem ser. Acho que estamos aqui num processo ininterrupto de evolução e dessa forma tudo (desde nossa forma de pensar e sentir) tem um porquê. Uma razão que serve-nos para continuar avançando. Na Física Quântica, o fato de haver um observador já é o suficiente para alterar a realidade e assim vejo tudo que acontece no mundo. Acredito que em se tratando de assuntos cósmicos a relatividade (não exatamente como a de Einstein) é a única lei vigente.

Lembro-me que quando houve a pergunta, minha primeira resposta lógica foi a explicação das coisas através do Big-bang. Mas depois fiquei a me perguntar o que tinha antes de toda a matéria existente estar confinada num espaço do tamanho de uma ponta de agulha? Alguns pregam o conceito de que o universo um dia chegará ao colapso total. Outros que ele se retrai e se expande infinitamente em um ciclo eterno (alguém aí lembrou do Samsara?). Sinceramente, esse é um assunto que ainda não tenho opinião formada (e invejo tanto ateus quanto teístas pela sua certeza pois acreditem, essa incerteza às vezes me tire o sossego) mas, a medida que as primaveras vão passando, acho que mais perto vou chegando da resposta (talvez seja simplesmente nascer, viver e morrer, é uma possibilidade) mas na minha mente (lembre-se, um observador já altera a realidade) é tudo cheio de tantas coincidências – ou acasos – de magia que quando paramos pra pensar, muitas coisas aconteceram pra que chegássemos até onde estamos (para o bem e para o mal) que acho que isso é só mais uma das várias facetas da realidade do todo.

Talvez não tenha ficado bem claro o que realmente penso (não me xingue, na maioria das vezes não fica claro pra mim também) mas é o mais próximo que posso descrever aquilo que sinto. Infelizmente, não posso responder essa pergunta pra quem à fez. Pelo menos não nesse plano pois não se encontra mais por essas terras (talvez algum dia quem sabe respondo pra ele in loco, é uma possibilidade). Mas talvez nessas tantas possibilidades que existem ele já esteja em um ponto onde as respostas já foram todas respondidas; ou onde não faça mais importância; ou não sobrou mais nada dele pra receber uma respostas; sou ainda ela, a resposta, seja algo importante em seu processo de evolução pois veja bem, é uma possibilidade.


EmoticonEmoticon