Os Livros da Minha Vida (parte I)

Creio que todo amante de livros tem um lugarzinho guardado no fundo da mente onde constam todos os livros que de alguma forma, tiveram uma importância relevante. Às vezes foi um livro que mostrou uma nova forma de pensar, que emocionou, que impeliu  à seguir a diante, que amenizou alguma dor, que divertiu, que assustou, que foi um fiel companheiro em momentos de solidão, que fez sentir raiva, enfim, uma gama imensa de situações e emoções que só os amantes da literatura podem compreender.

Pensando nisso, farei uma série de posts onde colocarei os livros que guardo num cantinho da minha mente com bastante carinho e estima. Pode parecer estranho pra quem não compartilha desta paixão, mas os livros e toda à sua magia inerente, são ótimos companheiros, amigos e confidentes. E são muitas as ocasiões que preferi a companhia de um bom livro em detrimento da interação com pessoas.

Lembrem-se, este não será um post dos melhores livro que li – apesar de que alguns que apresentarei aqui estarem na minha lista de melhores – mas sim de livros que por algum motivo, em determinado momento da minha vida, teve algum significado importante. Bom, chega de conversa fiada e vamos lá. 



Senhores, o primeiro livro a gente nunca esquece. Quando estava na quinta série (sim, sim, comecei a ler tarde), nossa professora de português pediu para que lêssemos um livro e, posteriormente, falássemos sobre ele. Sem grana pra fazer a carteirinha da biblioteca da escola não pude pegar nenhum (o que é um absurdo isso!!!). Um dia antes da apresentação, uma amiga minha me emprestou este livro. Como é um livro curto, li rapidamente e adorei a história do sol que some. Foi meu primeiro contato com uma obra de ficção e percebi que ler poderia ser algo legal e divertido     



Apesar de ter gostado do meu primeiro contato com a literatura, demorou até que me aventurasse novamente neste mundo – precisos seis anos. Claro, li alguns livros por conta da escola mas sempre por obrigação e, como quase tudo que é obrigatório, pouco prazer senti. Mas, um dia, cheguei atrasado na escola e tive que esperar na biblioteca. Pra passar o tempo, resolvi pegar um sobre um assassino que deixa um escaravelho no local os crimes. Gostei tanto da história que, em poucas semanas, li quase todos os livros da série vaga-lumes que tinha na biblioteca. Ali, eu tive certeza que, independente de todo o resto, eu sempre teria um livro como companhia.  



Já com a mente envolta neste mundo mágico chamado literatura, me aventurei a ler alguns livros que, na época da leitura obrigatória da escola, não gostei nenhum pouco. Li muitos que vim a gostar, mas sito este por ser de um dos nossos melhores autores e pela temática do livro. Quem sabe quem são realmente os loucos? Às vezes, isso é só questão de ponto de vista e quem sabe, o louco da história não sejamos nós mesmos.



Esse foi o primeiro clássico da literatura que li. E o impacto das reflexões dos personagens bem como seus diálogos me causaram uma impressão muito forte. Foi ótimo saber que livros podem representar de forma muito intensa os conflitos que passamos na vida real. Também foi bem interessante ler um livro depois de ter assistido à um filme baseado na obra original e foi interessante discutir comigo mesmo qual seria o melhor (lógico que neste caso o livro venceu).


Apesar de não ser muito valorizado pela critica e hoje em dia eu mesmo não me interessar muito pelos seus escritos, os livros de Paulo Coelho foram muito importantes pra mim em determinada época de minha vida. Eram nas páginas do mago que em diversas oportunidades encontrei uma palavra de ânimo. Em alguns momentos era como se parte de minhas aflições tivessem sido desvendadas e estivessem sido expostas nas páginas que tanto me fascinaram. Este livro, Veronika Decide Morrer, em certa medida, foi um grande psicólogo me ajudando a seguir numa fase meio estranha da minha vida. Não bastasse isso, foi através dos livros do mago que durante o final da minha adolescência me interessei muito pelo misticismo, algo que durante um bom tempo, foi umas das principais literaturas que li.


O que dizer sobre este livro e a importância que teve pra mim como leitor? Tolkien conseguiu criar um mundo fantástico numa história crivada de reflexões sobre bem e mal e companheirismo, que até direciona em muito o teor de minhas leituras. A saga fantástica da destruição do Anel incutiu-me numa busca crescente por livros do gênero que é um dos meus favoritos.

Esta foi a primeira parte dos posts sobre os livros que marcaram minha vida. Tive que esmiuçar o fundo da mente pra conseguir separa aqueles dentre aqueles que mais me cativaram. Até a próxima.

continua...







EmoticonEmoticon